Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:

Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca

Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Neco’s Guitar And The Ipanema Strings – Velvet Bossa Nova (1966)

.
.





Originalmente postado no Loronix em 11 de novembro 2006.
Comentários originais incluídos.


Here is the first Neco LP at Loronix. Neco is a Brazilian guitarist well known as the guitar player of the anthological album Os Ipanemas (1966). Neco is noted by his right hand with a strong sense of rhythm. He has participated on several recording sessions for many record labels along his career. Being also an arranger and composer, Neco released his first LP in 1963, Samba Nova Concepcao, being in charge of arrangements and orchestra.

This is the second solo LP, Neco’s Guitar And The Ipanema Strings – Velvet Bossa Nova (1966), for London, with classic Bossa Nova tunes and arranged by Nelsinho do Trombone, considered by many as an instrumental masterpiece LP from the 60’s. It is now times to Loronixers check the celebrated Velvet Bossa Nova.

Tracks include:

01 – Minha Namorada (Carlos Lyra / Vinicius de Moraes)
02 – Insensatez (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
03 – Saudade da Bahia (Dorival Caymmi)
04 – A Felicidade (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
05 – Água de Beber (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
06 – Manhã de Carnaval (Luis Bonfá / Antônio Maria)
07 – Chuva (Durval Ferreira / Pedro Camargo)
08 – Chove La Fora (Tito Madi)
09 – Maria Ninguém (Carlos Lyra)
10 – Preciso Aprender a Ser Só (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle)
11 – Reza (Edu Lobo / Ruy Guerra)
12 – Meditação (Tom Jobim / Newton Mendonça)

 
 
6 Comentários originais:

Anonymous on Friday, 17 November, 2006
thanks for this one!!! BEEN LOOKING FOR IT CHEERS

Anonymous on Friday, 06 June, 2008
Zeca, com é possível… Há coisas que eu em verdade não entendo… Um disco tão belo e só ter um comentário!!!! A forma “apretadita” que tem de tocar é pouco usual e muito bom. Eu escutei a Neco em a compilação do Sr. Caetano pero não crei que fosse tão, tão bom. Demais está dizer que os arranjos são espectaculares. Adivinhe que arquivos vou a começar a baixar amanhã:) Abraços,
Nina

Anonymous on Saturday, 07 June, 2008
Sr. Zeca, he estado escutando muito atentamente esta gravação e, com toda a formalidade que este caso requer, tenho que dizer-lhe que este disco não é que é bom, não… é que é muitissisíssimo melhor que bom!!! É uma pequena predra preciosa (você decide qual, mas de que é preciosa, é preciosa e de isso não há dúvida). É muito grato apreciar que tal como não existe nenhum gap entre a orquestra e a guitarra, ela tampouco fica solapa enaltecendo assim a nobreza de seu som. Não é somente pelos arranjos o a interpretação, o pela forma tão própia que Neco tem de tocar (ej: precisão em os tempos, forma em como apoia as notas e esse “apretadito” que a mim me parece tão bom). É em todo seu contexto que este disco é muito singular e muito formoso. Zeca, em verdade que você aqui tem um belo, belo tesoro. Um grande abraço,

Nina

Anonymous on Tuesday, 10 June, 2008
Zeca, eu tenho que pedir muitas desculpas a você e a todos os Loronixers por minha equivocação em o uso do término “guitarra”. Recém acabei de ler o comentario de Luiz de Oliveira em o post “Special Post: Tuca” e ali ele explica que o término “guitarra” é utilizado por vocês quando a guitarra é eléctrica e “violão” quando se refere à guitarra acústica. Eu pensei que ambos términos eran de uso indistinto, pelo qual eu peço a vocês que em qualquer de meus escritos onde diz “guitarra” por favor ler “violão” e a Luiz de Oliveira eu lhe agradeço muito por sua pequena explicação pero que para mim foi muito importante e de muita ajuda.

Zeca, um grande abraço e uma vez mais por favor desculpame.
Nina

zecalouro on Tuesday, 10 June, 2008
Nina, tudo bem?

Imagine, você não deve desculpas. Ao contrário, merece meus agradecimentos pela ativa participação nos comentários. Você está de parabéns.
É sempre uma grande confusão em torno do violão. O Brasil talvez seja o único país que tem um nome exclusivo para o instrumento, o mais brasileiro de todos os instrumentos.
Acho importante que todos saibam que acoustic guitar é apenas violão aqui no Brasil, por isso, é um dos instrumentos que faço questão de manter em Português. Obrigado.
Abraços, zeca.

Daniel on Sunday, 17 May, 2009
Zeca, gostaria de parabenizá-lo pelo blog que achei enquanto procurava a capa de um disco.
Fico muito feliz em ver que há pessoas que valorizam a arte brasileira que se perdeu no tempo. A arte que foi camuflada pelos dias de hoje e sua cultura altamente comercial e apelativa.

Albuns lindos e excepcionais, valorizando a arte brasileira como deve ser.
Um forte abraço e muito obrigado,Daniel



http://martoni-formaeelenco.blogspot.nl/2014/05/foi-criado-o-grupo-radio-forma-elenco.html
.
 .





Nenhum comentário: